A Patagônia é uma região plana entre a Cordilheira dos Andes e o oceano Atlântico, começando aproximadamente na altura do paralelo 37 Sul e se estendendo até o Estreito de Magalhães, no extremo sul da América do Sul. A cidade de Ushuaia fica localizada na ilha denominada Terra do Fogo. É a cidade mais austral do nosso planeta e fica na parte da Terra do Fogo que pertence à Argentina. Nessa expedição percorremos quase 14.000 kms em praticamente 28 dias de estrada. A viagem sfoi uma mistura de roteiros que já fizemos na América do Sul, (veja em nossas expedições realizadas), mesclando parques nacionais, estradas e vilarejos abandonados, locais de incríveis belezas como glaciares, cordilheiras, ilhas e desertos.
O encontro do grupo foi em Cascavel-PR, de lá seguimos para o território Argentino cruzando a Argentina sentido sul passando por Corrientes, Rosário, Neuquén, Junin de Los Andes (Vulcão Lanin), Bariloche e Ruta 40. Seguimos ainda em território Argentino margeando a cordilheira dos Andes até a cidade de El Chalten, esta cidadezinha fica localizada no limite oeste da Patagônia, encostada na cordilheira, e serve como porta de entrada para as trilhas que levam às geleiras e aos picos mais famosos da cordilheira por sua dificuldade de escalar, o Fitzroy e o Saint Exupéry.
Seguimos ainda sentido sul para El Calafate para visitar a maior geleira do continente sul-americano no Parque Nacional Los Glaciares o Glaciar Perito Moreno. A partir de El Calafate adentramos em territorio Chileno até a cidade de Punta Arenas de onde atravessamos de ferry-boat para a Terra do Fogo e chegar em USHUAIA. O retorno foi pela Ruta 3 margeando o Oceano Atlântico, mas antes, ainda passamos na península de Puerto Deseado onde visitamos os pingüins e toda a fauna da patagônia litorânea.
Tivemos, como sempre, dois veículos de apoio completamente equipados acompanhado esta Expedição em todo o seu percurso.
Para mais informações e detalhes:
Marcelo Fuzinato - contato@gaiaexpedicoes.com
Tel.: (14) 3653-2736