Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí

O parque, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, abriga um importante sítio arqueológico. As inscrições rupestres e as peças arqueológicas encontradas no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada (aberto à visitação) são indícios da mais antiga ocupação do homem em terras americanas. Imperdível é visitar o Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato.

Como Chegar
O que Fazer
Onde Ficar
Dicas
Álbum de Fotos

Foto: Marcelo Fuzinato

A vegetação do parque é do tipo CAATINGA (aroeira, xique-xique, macambira). Há ainda a presença de animais selvagens da região: jaguatiricas, gaviões, gatos-do-mato, tatus, pacas, iguanas...

Uma abundante fauna fóssil foi encontrada nas escavações feitas nas grutas calcárias, numerosas na planície limítrofe ao Parque Nacional. Mastodontes, cavalos, lhamas, preguiças e tatus gigantes conviveram com o homem e somente desapareceram quando, por volta de 12.000 anos, o clima começou a mudar e a pluviosidade diminuiu. Em alguns vales estreitos, até hoje, perduram espécies vegetais da floresta tropical úmida, demonstrando que a região teve uma paisagem completamente diferente nas épocas pré-históricas.

Venha conhecer essa incrível região e aproveite ao máximo nossas dicas e sugestões.

Mais informações: http://www.fumdham.org.br