Parque Nacional do Itatiaia - Pico das Agulhas Negras - SP/MG/RJ

textos e fotos Cristina Marques

Como Chegar

Como Chegar
O que Fazer
Onde Ficar
Dicas

O Parque Nacional do Itatiaia ,localizado em Itamonte-MG, está próximo das maiores metrópoles do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, num percurso médio de 250 km de cada cidade. O melhor meio de chegar ao Parque do Itatiaia é pela estrada que liga a Rodovia Presidente Dutra a Itamonte.

O acesso ao parque é feito por uma estrada de terra que começa nas bicas que marcam a divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a 20 km da cidade de Itamonte. A estrada de terra que leva a entrada do parque é de médio estado de conservação, com pedras soltas indicados para veículos off road. A distância entre o asfalto e a entrada do parque é de 15 km.

Pico das Agulhas Negras Com 2.787 metros de altitude

O acesso ao pico pode ser feito de carro até o Abrigo Rebouças, um abrigo a beira da estrada utilizado para acampamento dos soldados e oficiais da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) que constantemente fazem treinamento de guerra no parque, o abrigo está localizado após 2 km da guarita da entrada do Parque do Itatiaia.


Estrada de acesso ao parque - Foto: Cristina Marques

A estrada é somente para veículos off road. Após o Abrigo Rebouças o acesso é feito somente por escalaminhadas que podem durar cerca de uma hora e meia. As trilhas devem ser percorridas com o auxílio de um guia, pois é pouco sinalizada. O acesso ao pico pode ser feito por duas vias, sendo uma delas mais radical, necessitando até de auxílio de equipamentos de alpinismo e a outra via de acesso mais fácil para turistas. Seja qual for a trilha escolhida, o turista poderá se deslumbrar com belíssimas paisagens, encontrando vales, nascentes e uma vegetação de beleza singular.

No cume do pico uma curiosidade: com acesso somente para alpinistas há uma pedra onde se encontra um livro guardado por uma caixa de aço. Este livro é para as pessoas que conquistam esta pedra e registram lá a sua assinatura, é realmente uma vitória.

O Pico das Agulhas Negras é o terceiro pico mais alto do Brasil e a estrada que dá acesso ao pico com 2.500 m de altitude é o local mais alto no Brasil que pode-se chegar de carro.